segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Vencendo a Ansiedade em 6 passos



“ Angústia, aflição, grande inquietude. Desejo veemente, impaciência.”

E ai? Se indentificou?
Esses são alguns dos sinônimos (ou sintomas) da ansiedade; esse mal que afeta a todos nós em algum momento das nossas vidas. A juventude é um período de grandes mudanças, grandes decisões, e talvez seja esse o motivo dos jovens serem tão inquietos e ansiosos. Estão sempre tentando antecipar qual será o próximo passo, a próxima mudança. Será um novo emprego? Que curso superior eu vou fazer? O que eu vou fazer quando terminar a faculdade? Com quem vou me casar? Quando?  Estes são apenas alguns questionamentos.
Sabendo disso, o apóstolo Pedro se dirigiu aos jovens em sua primeira carta aos cristãos dispersos na Ásia. Ele disse:

‘Semelhantemente vós jovens, sede sujeitos aos anciãos; e sede todos sujeitos uns aos outros, e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.” 1 Pe 5:5

Não que minha mãe seja assim uma anciã, mas ela tem razão em muitos aspectos. Os mais velhos já passaram por experiências semelhantes àquelas que vivemos hoje. Talvez seja bom mesmo dar ouvidos a eles. E Pedro prosegue:

Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte; v.6

Se minha mãe às vezes tem razão, quanto mais razão tem Deus? O nosso Criador? Nossas angústias são causadas pela incerteza do nosso futuro. Precisamos saber que nosso futuro está nas mãos do Senhor, e então:

Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. v.7

Ainda que não percebamos, Deus tem cuidado de nós. Como disse minha amiga: Quantas vezes não dissemos que agora não dá mais e continuamos caminhando?
Entretanto, devemos saber que o inimigo das nossas almas quer fazer com que essa aflição, essa dúvida nos consuma, e assuma o controle sobre nossos pensamentos e emoções. E é quanto a isso que devemos lutar:

Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; v.8

Mas Pedro já nos revela a chave pra lutar contra esse gigante:

Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo. v.9

Nesse versículo, ele ainda nos lembra que não somos os únicos a passar por tudo isso. Nossos irmãos ao redor do mundo também sofrem com as mesmas aflições.

Em nossa caminhada diante de Deus, sabemos que todas as coisas acontecem por um propósito. E o propósitos das nossas lutas também é revelado pelo apóstolo Pedro:

E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá. v. 10

Então é isso! Quando vier aquele aperto na garganta, lembre-se que Jesus tem cuidado de nós, e confie que Ele fará tudo da melhor forma se colocarmos nas mãos dEle.

Me despeço por agora, usando também as palavras de Pedro:
A Ele seja a glória e o poderio para todo o sempre. Amém. v.11
Até breve!
Por Krichynah Louren - @krichynah

Nenhum comentário:

Postar um comentário